Sociedade | 23-02-2020 14:44

Sinais de contestação interna no Politécnico de Santarém já vinham de trás

Sinais de contestação interna no Politécnico de Santarém já vinham de trás

Presidente da instituição está a ser alvo de um processo de destituição.

O incomum processo em curso para destituição do presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), José Mira Potes, e respectiva equipa vai ser votado na próxima quinta-feira, 27 de Fevereiro, pelo conselho geral da instituição, mas nos últimos meses já se tinham manifestado alguns sinais de contestação interna à presidência.

O principal crítico da gestão de Mira Potes tem sido o director da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS), Vítor Costa, que foi também um dos mais fervorosos apoiantes do presidente do IPSantarém quando este deixou a direcção da Escola Superior Agrária, em 2018, para se candidatar à liderança do politécnico.

Vítor Costa contestou abertamente o processo de reestruturação dos serviços centrais do IPSantarém enviando uma comunicação aos docentes da ESGTS, em Outubro de 2019, onde criticava o aumento de despesa numa instituição que vive com recorrentes problemas financeiros e que, dizia, não tem orçamento que permita contratar docentes de acordo com as necessidades reais.

Em causa estava a abertura de concursos públicos para sete cargos dirigentes com remunerações mensais que vão dos 1.867 aos 3.298 euros brutos. Antes disso, em Setembro de 2019, no início de mais um ano lectivo, Vítor Costa já tinha criticado a implementação de um sistema de leitura de cartões para registar as horas de acompanhamento/atendimento aos alunos prestadas pelos docentes fora das aulas (cada docente deve dedicar quatro horas por semana para esse fim).

Em comunicação enviada ao corpo docente da Escola de Gestão, Vítor Costa manifestou-se contra a instalação de terminais de leitura de cartões para controlar o atendimento aos alunos e sublinhava que na sua escola o atendimento aos alunos já constava do horário dos docentes e era gerido de modo flexível.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo