Sociedade | 19-03-2020 15:00

Luís Peazê é um aventureiro a viver num veleiro em Vila Franca de Xira

Luís Peazê é um aventureiro a viver num veleiro em Vila Franca de Xira

Luís Peazê é escritor, jornalista, tradutor e empresário, mas acima de tudo é um aventureiro que deixou o Brasil para viver estacionado num veleiro, na marina de Vila Franca de Xira.

Passamos o Jardim Palha Blanco até ao portão de acesso à marina de Vila Franca de Xira. São dez da manhã, o sol abriu timidamente e o vento agita as águas do rio Tejo. Luís Peazê estica-nos a mão para subirmos ao convés e convida-nos a descer até ao compartimento habitável do barco baptizado de Sonar.

Descalça-se à entrada e apresenta-nos Helga Leal, companheira de aventuras com quem casou no Brasil, em 1981. Casou mais duas vezes, uma na Austrália, outra nos Estados Unidos da América, sempre com Helga. No dedo anelar traz apenas duas alianças, a primeira está pregada à camisola, em forma de âncora. “Derreti-a e transformei-a num talismã”, diz. Para se lembrar sempre de Helga, o seu “porto seguro” e ter sempre presente o amor pelo mar.

Há um ano que Luís e Helga habitam o Sonar, uma embarcação de 11 metros que no dia em que ficámos lá dentro cerca de três horas, fazia lembrar um barco em alto mar devido à ondulação. O barco tem 34 anos e foi comprado em Alcântara, Lisboa, por cerca de 30 mil euros. “Leva tempo até nos acostumarmos com uma nova casa”, comenta Luís. Helga tem 57 anos e é brasileira, filha de pai português, Luís também tem nacionalidade brasileira com raízes lusas, do Alentejo, e conta 62 anos.

Luís é escritor, tradutor, jornalista, empresário e marinheiro a meio tempo. Já percorreu o mundo a viajar e a trabalhar, mas sempre teve a curiosidade de morar num país onde se fala a sua língua embora com sotaque diferente. “Sempre estive ligado a Portugal pela literatura. Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Luís de Camões, são uma inspiração. Portugal é como um pedaço do Brasil, uma nova namorada. Quando cheguei senti-me nu, agora visto-me de portugueses”, diz.

*Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo