Sociedade | 27-05-2020 19:48

Crematório de Almeirim abre dia 1 de Junho

Equipamento vai ser gerido pela Junta de Freguesia de Almeirim.

O Crematório Municipal de Almeirim, a primeira estrutura do género no distrito de Santarém, vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, 1 de Junho, anunciou o presidente do município, Pedro Ribeiro (PS).

Representando um investimento de cerca de 500 mil euros, o crematório vai ser gerido pela Junta de Freguesia de Almeirim, tendo a sua conclusão sido "acelerada”, por não haver na região este tipo de resposta e por, face à actual pandemia, ser a mais recomendada para óbitos provocados pelo novo coronavirus, salienta o presidente da câmara.

Pedro Ribeiro disse que a entrada em funcionamento do crematório vai ser assinalada numa cerimónia simbólica a realizar no sábado, 30 de Maio, que contará com a presença de autarcas e para a qual convidou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, nomeado pelo Governo para coordenar a resposta à pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Para o autarca, a inexistência de capacidade de cremação na região, levando “familiares e amigos a fazer muitos quilómetros ou a esperar, por vezes, mais dias do que a lei impõe”, tem prolongado “os momentos de dor, associados ao falecimento” de um ente querido.

O crematório de Almeirim é o primeiro a entrar em funcionamento dos três que estão a avançar na região, sendo o único que optou por entregar a exploração à Junta de Freguesia de Almeirim, que gere o cemitério e que irá pagando ao município o investimento realizado a partir dos lucros obtidos. Os outros dois crematórios estão a ser construídos em Santarém e no Entroncamento, ambos resultantes de investimentos privados.

Num investimento de cerca de 700.000 euros, o crematório do Entroncamento deverá estar concluído no final de Junho e o de Santarém, com um custo total da ordem dos 850.000 euros, tem conclusão prevista para o início de Setembro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo