Sociedade | 27-05-2020 12:30

Diocese de Santarém apela para não limparem igrejas com lixívia

Aconselha também a ventilação dos templos e recomenda que as obras de arte não devem ser tocadas

A Diocese de Santarém apelou na terça-feira, 26 de Maio, para que a higienização das igrejas não seja feita com lixívia ou outros produtos agressivos para não estragar-se o património religioso.

Segundo as orientações da Comissão para os Bens Culturais da Igreja na Diocese de Santarém, a lixívia contamina a pedra com sais, favorecendo o aparecimento de “salitre” e o álcool prejudica os acabamentos da madeira. Os bancos devem ser lavados com um pano, água e detergente neutro

A diocese aconselha a ventilação das igrejas com a abertura de vãos e de janelas nos dias sem chuva para que não haja infiltrações de água, garantir a segurança dos locais e evitar a entrada de pássaros, roedores e insectos. Recomenda ainda que as obras de arte não devem ser tocadas, mesmo que se encontrem ao serviço do culto.

O documento refere também que os ornamentos e demais têxteis litúrgicos devem ser usados sempre pela mesma pessoa e higienizados após cada celebração e aconselha-se a utilização de cálices e patenas (prato onde se consagra o pão e o vinho) com menor valor histórico, dado a necessidade de limpeza frequente.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo