Sociedade | 28-05-2020 12:30

“Pandemia é o maior desafio enfrentado pelo poder local democrático”

“Pandemia é o maior desafio enfrentado pelo poder local democrático”

Rui Gonçalves é o tesoureiro da Junta de Freguesia da Carregueira

Sou autarca de Freguesia há onze anos. Já vivi muitas adversidades, mas o que estamos a viver hoje é o maior desafio que o poder local democrático enfrenta.

Faço parte de uma equipa motivada para continuar. No dia-a-dia, vamos construir uma comunidade mais informada, mais consciente e mais fraterna. A realidade mudou radicalmente. As juntas de freguesia vão ter que percorrer um novo caminho.

Os últimos meses foram, e estão a ser, de adaptação e superação. Ninguém estava preparado para o que estamos a viver. Mas posso afirmar que tudo fizemos e estamos a fazer para manter o melhor serviço público.

A nossa comunidade é composta por pessoas fantásticas. Por pessoas próximas da sua junta de freguesia. Durante estes meses, se dúvidas existiam, os habitantes da Carregueira e do Arripiado mostraram a qualidade da sua cidadania, cumprindo as orientações das entidades de saúde e governativas.

A população participou nas campanhas de sensibilização. E esteve voluntariamente presente para colaborar. As pessoas estão preparadas para retomar uma nova vida e nós, como sempre, cá estamos para caminhar lado-a-lado.

Junto com o Plano de Contingência temos vindo a concretizar várias respostas a nível social. Realço os apoios prestados à Associação Humanitária de Bombeiros da Chamusca e ao Centro de Apoio Social da Carregueira, o plano de desinfecções do espaço público, a entrega de máscaras comunitárias à população, a distribuição de brochuras informativas e a criação do gabinete de apoio Covid-19.

Temos uma população informada que sabe que, a partir de agora, tem que ter hábitos e atitudes muito diferentes. O desafio é grande e é exigente mas tenho plena confiança na consciência colectiva da nossa população.

Em tempos normais estaríamos, neste momento, em velocidade máxima, empenhados na festa da Ascensão. Nomeadamente nos stands da junta e da universidade sénior assim como no acompanhamento da participação das nossas associações. E estaríamos já com a cabeça na organização do evento maior da nossa freguesia, que são as Marchas Populares.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo