Sociedade | 29-05-2020 20:00

Um político experiente e independente na sua segunda vida autárquica

Um político experiente e independente na sua segunda vida autárquica
GUIA AUTARCAS E AUTARQUIAS

Presidente da Câmara Municipal da Golegã – José Veiga Maltez (PS)

José Veiga Maltez, médico de profissão e entusiasta do mundo equestre, é também um dos autarcas mais experientes em funções na região, estando na sua segunda passagem pela presidência da Câmara Municipal da Golegã, após um interregno de quatro anos, entre 2013 e 2017, em que não se pôde recandidatar ao cargo devido à lei de limitação de mandatos. Entre 1997 e 2013 completou quatro mandatos nesse primeiro ciclo, sempre eleito pelo Partido Socialista, embora se afirme como independente. Completou 63 anos a 7 de Outubro.

No mandato 2013-2017, em que o município foi gerido pelo seu antigo delfim Rui Medinas, com quem entretanto se incompatibilizou politicamente, Veiga Maltez experimentou as funções de presidente da Assembleia Municipal da Golegã, tendo sido eleito por uma lista independente. Regressou como candidato do PS em 2017 e venceu com maioria absoluta, mas já não com o conforto de um executivo monocolor como teve entre 2009 e 2013.

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1956, Veiga Maltez considera-se um goleganense de gema – ou não estivesse nesse concelho a casa agrícola da família - e nos períodos festivos, de que é expoente a Feira Nacional do Cavalo, faz questão de se trajar a rigor e conduzir a sua própria charrete. Quando concluiu o curso de medicina, em Lisboa, concorreu para o Centro de Saúde de Torres Novas, com o intuito de regressar às origens.

Altivo sem ser arrogante e bairrista sem ser tacanho, Veiga Maltez pôs a vila no mapa como Capital do Cavalo, trabalhando e promovendo essa marca distintiva que elevou a auto-estima das gentes da Golegã. Mas o seu trabalho não se resumiu a isso, apostando nas infra-estruturas básicas e na requalificação da vila e das aldeias do concelho, bem como na requalificação da casa museu Carlos Relvas, entre outros investimentos.

Membro de uma família aristocrática, Veiga Maltez tem orgulho dos seus antepassados e procura honrar a memória do bisavô Manuel Tavares Veiga que fez dos cavalos lusitanos Veiga os mais procurados e cotados, do quatrisavô António José Tavares, que foi presidente da Câmara da Covilhã, ou do tio Carlos Veiga, que ocupava o cargo que o sobrinho agora ocupa aquando da revolução de 25 de Abril de 1974.

Guia Autarcas e Autarquias 2017-2021

São os rostos do poder autárquico da região ribatejana. Presidentes de câmara e vereadores, presidentes das assembleias municipais e presidentes de juntas de freguesia. Cerca de quatro centenas de cidadãos eleitos democraticamente para representarem e defenderem as populações dos vinte e três concelhos onde O MIRANTE trabalha.

Um projecto especial de O MIRANTE que pode ser pedido para o sector comercial pelo nº 243 30 50 80

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo