Sociedade | 01-06-2020 14:54

Câmara da Chamusca instalou equipamentos de teleassistência em habitações de idosos

Serviço destina-se a apoiar principalmente idosos em situação de maior isolamento e insuficiência ou ausência de rede de suporte familiar.

A Câmara da Chamusca instalou equipamentos de teleassistência nas habitações de 42 idosos do concelho referenciados pelas freguesias onde residem como mais vulneráveis e isolados, anunciou o município.

Em comunicado, o município afirma que o serviço se destina a apoiar principalmente idosos em situação de maior isolamento e insuficiência ou ausência de rede de suporte familiar, mas também pessoas que se encontrem em situação de dependência/incapacidade.

Segundo a autarquia, presidida por Paulo Queimado, o objectivo é promover a “independência e confiança, assegurando o acompanhamento e o apoio permanente a quem vive sozinho”.

Para Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, “num concelho onde o índice de envelhecimento é particularmente elevado, é fundamental o investimento em medidas que permitam à população sénior manter as suas rotinas diárias de uma forma segura, confiando que existe sempre alguém pronto para lhes prestar apoio em caso de necessidade”.

A autarca sublinha que o município tem vindo a “ajustar as suas respostas em conjunto com os parceiros sociais, para proporcionar um quotidiano com maior segurança a estes munícipes”, por “estar consciente do risco de vulnerabilidade social a que a população sénior está mais exposta”.

“Esta iniciativa tem como objectivo primordial combater o isolamento social, atendendo à vulnerabilidade em que se encontram alguns dos idosos do concelho da Chamusca e prestando especial atenção à actual situação vivida devido à Covid-19”, salienta a nota.

No final de 2018, o concelho da Chamusca tinha 9.253 habitantes, 2.820 (30,5%) dos quais com 65 e mais anos, sendo que 1.080 (11,7%) têm mais de 80 anos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo