Sociedade | 06-07-2020 10:00

Rota dos Pastorinhos é mais um incentivo para reabilitar a aldeia de Aljustrel

Rota dos Pastorinhos é mais um incentivo para reabilitar a aldeia de Aljustrel

Percurso é baseado em 10 lugares que marcaram a história e as vivências dos videntes de Fátima.

O município de Ourém quer reabilitar toda a aldeia de Aljustrel, na periferia de Fátima, a nível do pavimento, do mobiliário urbano e da electricidade. A candidatura já foi realizada ao programa LÍDER, no valor de cerca de 200 mil euros, e está agora em fase de apreciação. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, na inauguração da Rota dos Pastorinhos. Uma iniciativa que decorreu no sábado, 20 de Junho, integrada nas cerimónias oficiais do Dia do Município.


“Queremos, de uma vez por todas, devolver a dignidade a Aljustrel”, afirmou o autarca durante a sessão. O presidente da autarquia lembrou ainda que o município já fez a escritura do terreno com sete mil metros quadrados na entrada da aldeia, adquirido pelo município por 175 mil euros, para construir um parque de estacionamento. Aljustrel é uma das zonas turísticas de Fátima, por ser a aldeia onde viveram os três pastorinhos, mas há vários anos tem problemas de trânsito, acessibilidades e estacionamento.


Durante o evento, Luís Albuquerque destacou ainda a importância deste novo produto como incentivo para trazer mais turistas a Fátima e valorização do património cultural menos conhecido, usando as novas tecnologias. Já o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, sublinhou a aposta que tem sido feita nos guias regionais e no turismo integrado, colocando as autarquias a trabalhar em rede nas suas variadas propostas.


A Rota dos Pastorinhos, criada a partir de fundos comunitários, é um percurso baseado em 10 lugares que marcaram a história e as vivências dos três pastorinhos de Fátima no concelho de Ourém. A rota inicia-se no Santuário de Fátima e passa por Aljustrel, Fátima, Ourém, Olival e Soutaria. A Rota dos Pastorinhos está identificada com placas informativas e painéis interactivos com indicação para QR CODE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo