Sociedade | 04-08-2020 18:00

Carros poluem mais que fábricas no concelho de VFX

Carros poluem mais que fábricas no concelho de VFX
REPORTAGEM COMPLETA

Troço da Estrada Nacional 10 que atravessa Alverca é o ponto mais poluído do concelho.

Conclusões são de um estudo que mediu a qualidade do ar no concelho, o primeiro desde 2005. Em termos gerais a qualidade do ar melhorou nos últimos 15 anos.

Os automóveis são a principal fonte poluidora do ar no concelho de Vila Franca de Xira e as zonas mais densamente habitadas junto da Estrada Nacional 10 aquelas que maiores problemas representam, revela um estudo encomendado pelo município que mediu a qualidade do ar naquele território.


O documento foi apresentado na sexta-feira, 24 de Julho, na Póvoa de Santa Iria. Na generalidade a qualidade do ar melhorou entre 2005 e 2020 verificando-se uma redução de poluentes como o dióxido de azoto e de enxofre. O troço da EN10 que atravessa Alverca é o local mais poluído do concelho e aquele que representa maiores desafios. As áreas em torno dos acessos à Auto-Estrada do Norte (A1), em todo o concelho, são também focos poluidores.


A primeira fase de monitorização, realizada pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, decorreu entre 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro deste ano e contou com 46 locais de amostragem, explicou o professor Francisco Ferreira, coordenador do estudo.


Numa análise comparativa com 2005, ano em que se realizou também um estudo à qualidade de ar no concelho, chegou-se à conclusão de que existiu uma redução da concentração média de partículas de dióxido de azoto (NO2) e de dióxido de enxofre (SO2). Relativamente ao NO2 verificou-se uma redução de 35,2 miligramas por metro cúbico (mg/m³) para 12,1 mg/m³ e, no caso do SO2, uma diminuição de 6,9 mg/m³ para 1,8 mg/m³.


“Em termos médios a situação está muito melhor mas há que ter atenção a alguns pontos e alguns valores, em particular em Alverca e por isso vamos agora desenvolver mais uma campanha de recolha de amostras, em Setembro, com uma estação móvel que vai recolher estes poluentes e também partículas em suspensão, por ser um poluente relevante para a saúde das pessoas”, explicou Francisco Ferreira à margem da sessão. O responsável diz que na segunda campanha de recolha de dados será possível perceber que acções concretas terão de ser feitas para reduzir o tráfego rodoviário na EN10.

Desmistificar o problema Cimpor

Alhandra é uma das localidades em que a qualidade do ar é boa e por isso Alberto Mesquita, presidente do município, diz que o estudo foi importante para desmistificar a ideia de que algumas empresas, como a Cimpor, são grandes poluidoras. “Afinal Alhandra não tem tantos problemas ambientais como era suposto. As empresas que ali laboram ao longo dos anos foram fazendo o que era necessário para terem equipamentos anti-poluidores nas suas actividades industriais. Ficou muito vincado que um dos factores cujos níveis ambientais ainda preocupam derivam do impacto do tráfego rodoviário e não do fabril no nosso concelho”, explica o autarca, defendendo uma maior utilização do transporte público em detrimento do individual.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo