Sociedade | 04-08-2020 07:00

Racionamento de água gera críticas  de agricultores a associação de Alvega

Agricultores estão indignados com falta de disponibilidade de água. Associação de Beneficiários de Alvega desvaloriza e pede melhor racionamento da água disponibilizada três dias por semana.

Agricultores de Alvega, concelho de Abrantes, fizeram chegar a O MIRANTE a sua indignação pela falta de água para rega das suas culturas. Os agricultores, associados da Associação de Beneficiários de Alvega, referem que pagam uma quota anual que pode variar entre os 200 e os 800 euros, em função do terreno que possuem e da área que regam, e não entendem o porquê da falta de disponibilidade de água.


Contactado por O MIRANTE, o Rui Pires da Rosa, dirigente da associação, refere não ter conhecimento de queixa alguma. De acordo com o responsável, os últimos dias, e até semanas, têm sido de muito calor e é natural que as culturas necessitem de mais água. Rui da Rosa admite que há um problema, mas assegura que é um “problema de fundo” que sempre existiu.


“As pessoas querem regar todas ao mesmo tempo e o sistema não o permite”, refere adiantando que até à hora de almoço há muita gente a regar e à tarde praticamente ninguém, porque não querem sair de casa no período de maior calor. “Nesta circunstância existe algum desagrado por parte daqueles que não conseguem regar quando querem”, conta. Uma situação que, garante, se repete todos os anos durante os picos de calor. “Há sempre quem se exalte um pouco mais”, refere.


Actualmente o perímetro de rega da Associação de Beneficiários de Alvega, que encaminha a água do Tejo através de valas e canais até aos campos agrícolas, tem uma área cultivada que representa 40% da que tinha há cerca de uma década. Rui Rosa refere que não se justifica, por isso, ter os motores a trabalhar diariamente durante todo o dia como há dez anos. Os motores trabalham três dias por semana, sendo dois deles todo o dia e outro só até à hora de almoço. Quanto mais tempo estiverem a funcionar mais energia gastam e mais despesa existe, refere o dirigente da associação que conta com cerca de quatro centenas de associados.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo