Sociedade | 06-08-2020 12:30

Exigência dos cidadãos para com o poder autárquico é muito baixa

Exigência dos cidadãos para com o poder autárquico é muito baixa
ENTREVISTA

Jorge Gaspar é vereador da oposição na Câmara do Cartaxo pela coligação PSD/Nós Cidadãos.

Jorge Gaspar é vereador da oposição na Câmara do Cartaxo pela coligação PSD/Nós Cidadãos. Nasceu e viveu em Lisboa até há 10 anos quando trocou o bulício da capital pela paz do campo em Casais da Amendoeira. Diz que a estratégia do PS, que é poder no Cartaxo há mais de quatro décadas, tem passado apenas por ganhar eleições, levando o município à falência e hipotecando o desenvolvimento do concelho.

Vivia na zona de Lisboa até há uns anos. Por que razão escolheu o Cartaxo para viver? Veio à procura do sossego do campo?

Num certo sentido também. Vivíamos em Lisboa e vínhamos cá ao fim-de-semana, pois já cá tínhamos casa. A dada altura pensámos: e por que não fazer ao contrário, vir viver para aqui e ir a Lisboa quando tivéssemos saudades? E assim foi! A minha mulher era procuradora no DIAP em Lisboa e agora está aqui no Cartaxo. Foi uma opção de vida trabalhada em família.

Viver no campo também tem os seus transtornos como a poluição das pecuárias, os buracos nas estradas e a escassez de serviços públicos essenciais. Já se habituou a isso?

No concelho do Cartaxo há problemas ambientais que não têm que ver só com as pecuárias mas também com despejos de esgotos no rio Tejo, com uma taxa de cobertura de saneamento básico que é ainda das mais baixas do país. E não vejo que as coisas possam melhorar rapidamente. Não me habituei a isso nem me habituarei. Mas aqui no Cartaxo, e é bom que sejamos honestos na análise, o nível de exigência de cidadania apontou a sua bitola para baixo.

Refere-se à pouca exigência dos cidadãos quanto à classe política ou em relação à qualidade de vida que têm?

A variadíssimos níveis, nomeadamente no que toca a qualidade de vida, mobilidade, circulação na cidade e no concelho. O nível de exigência cívico para com a classe política vigente é também muito baixo. E depois, naturalmente, a resposta aponta também para uma bitola baixa e de fraca qualidade.

Entrevista completa na edição em papel de O MIRANTE já nas bancas

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo