Sociedade | 06-08-2020 11:53

Nove detidos por furto de 1.500 quilos de cortiça

Nove detidos por furto de 1.500 quilos de cortiça
Foto D.R.

Operação da GNR decorreu nos distritos de Santarém, Évora e Setúbal.

Nove homens, com idades entre os 30 e os 51 anos, foram detidos esta quinta-feira, 6 de Agosto, pelo furto de 1.500 quilos de cortiça, no âmbito de uma operação que decorreu nos distritos de Santarém, Setúbal e Évora, anunciou a GNR.

De acordo com a GNR, foi ainda constituída arguida uma mulher no âmbito desta investigação, por vários crimes de furto de cortiça e máquinas agrícolas.

“Os suspeitos usavam os furtos de cortiça e de máquinas agrícolas como modo de vida causando grandes danos para os produtores agrícolas”, destacou a GNR.

A operação decorreu nos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente (distrito de Santarém); Montijo e Alcochete (distrito de Setúbal) e Mora (distrito de Évora), dando cumprimento a 24 mandados, dos quais nove mandados de detenção, 12 de buscas em residências e armazéns e três em veículos.

As autoridades apreenderam 1.500 quilos de cortiça, oito automóveis, um tractor agrícola, 550 euros, nove telemóveis e diverso material informático, bem como várias ferramentas manuais e utensílios, nomeadamente 18 machados para extracção de cortiça, seis tesouras para corte de ferro e uma balança para pesagem de cortiça.

Foram ainda apreendidas aos suspeitos quatro armas de fogo, três pistolas de alarme (uma delas transformada) e 589 cartuchos e munições de vários calibres.

Segundo a GNR, os nove detidos já tinham antecedentes criminais relacionados com furtos e serão presentes ao Tribunal Judicial de Santarém. Esta operação envolveu 78 militares da GNR dos Comandos Territoriais de Santarém, Setúbal e da Unidade de Intervenção (UI).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo