Sociedade | 17-09-2020 11:27

Mural de homenagem a Bernardo Santareno gera polémica em Santarém

Mural de homenagem a Bernardo Santareno gera polémica em Santarém
Frase de Bernardo Santareno foi pintada no muro para onde estava prevista a obra rejeitada

Município não aceitou proposta apresentada pela organização do Pictorin - Encontro Internacional de Artistas Plásticos para a rotunda do Politécnico e pretende obra diferenciadora.

A Câmara de Santarém não aceitou a pintura de um mural de homenagem a Bernardo Santareno na rotunda junto ao Politécnico de Santarém, por considerar que a obra proposta pela organização do Pictorin - Encontro Internacional de Artistas Plásticos não era a mais indicada para o local. A criação artística do pintor João Domingos acabou por ter como tela as instalações da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), nas proximidades.

A decisão do município não caiu bem no meio artístico e chegou mesmo a ser classificado como um acto de censura, o que é refutado pelo município. Na última reunião de câmara, a vereadora da Cultura, Inês Barroso (PSD), referiu que a autarquia mantém a intenção de usar a parede em betão que delimita o Santarém Hotel, junto à rotunda do Politécnico, para acolher um mural do escritor nascido há cem anos em Santarém.

“Nunca dissemos que a proposta que nos foi apresentada não tinha qualidade. Não houve nenhuma esquisitice da nossa parte, mas pretendemos uma proposta diferenciadora e que evidencie a importância que damos a Bernardo Santareno”, afirmou Inês Barroso. Também o presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD), referiu que o espaço continua disponível para ser “uma tela de arte sobre Bernardo Santareno”.

Entretanto, alguém escreveu no muro junto à rotunda do Politécnico, em jeito de contestação, a frase de Bernardo Santareno que integra o mural entretanto exposto na ESES: “Lutem para que o fascismo não torne a acontecer neste país”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo