Sociedade | 18-09-2020 12:30

Estão a desaparecer os barbeiros tradicionais. João Lino é o último na Chamusca

Estão a desaparecer os barbeiros tradicionais. João Lino é o último na Chamusca
SOCIEDADE

João Lino vai completar 80 anos em Março do próximo ano. A energia não é a mesma de outros tempos, no entanto, afirma que vai continuar a trabalhar até que a morte lhe estrague os planos.

O olhar desconfiado de João Lino quando O MIRANTE bateu à porta da sua barbearia, na Chamusca, antecipava as palavras que se seguiram: “Estou cheio até ao final do dia. Tem de voltar mais tarde”. Depois de perceber o motivo da inesperada visita, convidou o repórter a entrar e, em jeito de brincadeira, ofereceu-lhe duas edições de O MIRANTE para se entreter enquanto aguardava pela sua atenção.

Aos 79 anos, João Lino, é o último dos antigos barbeiros da Chamusca. O Álvaro “Chané” e o Fernando “Barbeiro” já morreram mas nunca foram seus concorrentes. Cada um tinha o seu estilo e as diferenças respeitavam-se, diz. As portas da barbearia Lino, situada na Rua Direita de São Pedro, abriram há 58 anos. Começou como aprendiz de outros barbeiros tradicionais, como o senhor Cegonho e o senhor Nogueira, mas rapidamente assumiu o posto de patrão assim que reprovou na inspecção militar por ser magro demais.

* Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 17 de Setembro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo