Sociedade | 18-09-2020 08:56

Portugal tem o menor investimento da UE na recolha e tratamento de águas residuais

Portugal tem o menor investimento da UE na recolha e tratamento de águas residuais
foto DR

Relatório da UE revela que o investimento português em infra-estruturas para recolha e tratamento de águas residuais urbanas ronda os três euros anuais por habitante, quando a média europeia se situa nos 36 euros. Hoje é Dia Mundial da Monitorização da Água.

Com um investimento a rondar os três euros anuais por habitante, Portugal é o país da União Europeia (UE) que menos investe em infra-estruturas para recolha e tratamento de águas residuais urbanas, segundo um relatório divulgado pela Comissão Europeia.


O 10º relatório sobre a aplicação da Directiva Tratamento de Águas Residuais Urbanas, que tem como referência 2016, indica que o nível de investimento português – três euros anuais 'per capita'– é o mais baixo da UE (36 euros em média), apresentando o Luxemburgo o valor mais alto (152 euros).


“Os actuais níveis de investimento em muitos Estados-membros são demasiado baixos para alcançar e manter o cumprimento da directiva a longo prazo, devendo várias cidades europeias construir ou modernizar as suas infra-estruturas de recolha de águas residuais e instalar estações de tratamento modernas”, salienta o relatório.


Um total de 95% das águas residuais na União Europeia (UE) são recolhidas e 88% recebem tratamento biológico destacando Bruxelas que 1% das águas residuais urbanas ainda não são recolhidas e mais de 6% não recebem tratamento suficiente.


O estudo indica ainda que 86% recebem tratamento mais rigoroso do que o tratamento secundário (principalmente remoção de azoto e/ou fósforo).


Segundo a Comissão Europeia, as taxas de cumprimento das regras da UE em matéria de recolha e tratamento de águas residuais são elevadas e aumentaram em comparação com o período de referência anterior (2014), o que contribui para prevenir a poluição ambiental.
A directiva em causa exige que todas as áreas de povoamento ou aglomerações com 2.000 equivalentes de população ou superior estejam equipadas com sistemas de recolha e tratamento das suas águas residuais.


Hoje assinala-se o Dia da Monitorização da Água, data criada pela American’s Clean Water Foundation com o intuito de sensibilizar e consciencializar a população para a protecção dos recursos hídricos em todo o mundo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo