Sociedade | 20-09-2020 07:00

Obras na Sinagoga de Tomar recebem distinção

Intervenção foi galardoada com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Melhor Intervenção de Restauro.

A obra de requalificação da Sinagoga de Tomar, que reabriu ao público em 2019, foi distinguida, na quinta-feira, 17 de Setembro, com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria de Melhor Intervenção de Restauro.

A distinção consagra um monumento que é o mais visitado da cidade de Tomar, logo a seguir ao Convento de Cristo. Com as intervenções ganhou mais motivos de interesse com a criação, por exemplo, de um núcleo interpretativo.

A Câmara Municipal de Tomar foi a entidade responsável pelas intervenções. O projecto da Sinagoga de Tomar e do Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto teve como autores os arquitectos Fernando Sanchez Salvador e Margarida Grácio Nunes, e um acompanhamento permanente da arquitecta do município, Elsa Pimenta, e do engenheiro José Almeida.

A Sinagoga de Tomar, ao que tudo indica, foi construída no final da primeira metade do século XV. É a única do país, edificada de raiz para o efeito, que ainda funciona. Após o mandato de expulsão dos judeus, o templo teve várias utilizações. Foi classificada como monumento nacional em 1921. Dois anos depois foi adquirida por Samuel Schwarz, judeu polaco investigador da cultura hebraica, que a recuperou e doou em 1939 ao Estado para a instalação do Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo