Sociedade | 24-10-2020 19:26

Diversidade gastronómica traz cada vez mais pessoas ao concelho de Santarém

Diversidade gastronómica traz cada vez mais pessoas ao concelho de Santarém

Uma centena de restaurantes integram Guia Gastronómico apresentado este sábado, 24 de Outubro, na Casa do Campino.

Cerca de uma centena de restaurantes integram o Guia Gastronómico de Santarém apresentado ao final da tarde deste sábado, 24 de Outubro, na Casa do Campino. O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, referiu que existe uma enorme diversidade gastronómica no concelho que faz com que cada vez mais pessoas venham a Santarém conhecer os seus restaurantes. O autarca referiu que o Guia Gastronómico de Santarém comprova o trabalho e dedicação dos chefs que fazem com que a excelência da restauração scalabitana seja cada vez maior e de excelência.

Ricardo Gonçalves garantiu que a Carta Gastronómica do concelho, que deveria ser apresentada este ano, será apresentada no próximo ano, em que se celebra os 40 anos do Festival de Gastronomia de Santarém. O presidente do município acrescentou que o Guia Gastronómico de Santarém evidencia a aliança que permite o crescimento sustentado do sector pela atracção de novos talentos, cuja fixação no concelho abre um leque de novas dinâmicas de futuro que permite perspectivar a manutenção da vitalidade do sector.

O presidente da empresa municipal Viver Santarém recorda que o Festival Nacional de Gastronomia é o mais antigo certame de restauração do país. João Leite explica que o Guia Gastronómico surge com a intenção de dar a conhecer a diversidade e excelência da gastronomia local. “Da antiga tradição da cozinha local de excelência, ao mais contemporâneo saber que incorpora a tradição e lhe atribui uma nova matriz experimental inovadora da nova geração da cozinha, Santarém firma os seus créditos”, sublinha.

João Leite acrescenta que o lançamento do Guia Gastronómico pretende dar um impulso à diferenciação do sector da restauração e à sua afirmação de resiliência, sustentado na qualidade e diversidade que o Guia espelha e divulga. Além dos restaurantes, o Guia tem também uma breve história sobre Santarém, a sua cultura e património e menciona ainda os doces tradicionais como o pampilho, os Celestes de Santa Clara e os Arrepiados de Almoster.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo