Sociedade | 26-10-2020 13:25

Ex-funcionária da conservatória da Chamusca condenada a seis anos de prisão

Ex-funcionária da conservatória da Chamusca condenada a seis anos de prisão

Usou centenas de milhar de euros do serviço para pagar despesas próprias, amortizar créditos e pagar dívidas próprias e de familiares

A ex-funcionária da Conservatória dos Registos da Chamusca, que se apropriou de 283.961 euros do serviço, foi condenada a seis anos de prisão efectiva. O Tribunal de Santarém deu como provado que Ana Rosa, actualmente com 56 anos, cometeu os crimes de peculato, falsificação de documentos e branqueamento.

O colectivo de juízes decidiu também proibi-la de exercer funções nos registos durante cinco anos e condenou-a a pagar ao Estado 267.194 euros, uma vez que tinha restituído 16.766 euros. A situação decorreu durante cerca de quatro anos, até que a conservadora se apercebeu de divergências nas contas e denunciou o caso.

O esquema durou quatro anos, entre 2007 e 2011. A então funcionária, entretanto despedida, retirava o dinheiro através da emissão de cheques da conservatória, com a justificação de restituições de verbas a entidades, por transferências e por débitos directos.

O dinheiro ia para contas conjuntas que tinha com o marido e para contas tituladas só por este, mas também fez pagamentos de bens e serviços, amortizou créditos que contraiu em entidades bancárias e financeiras e liquidou dívidas próprias e de familiares, segundo foi dado como provado pelo tribunal.

A arguida já manifestou a intenção de recorrer da decisão para o Tribunal da Relação de Évora

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo