Sociedade | 20-11-2020 13:29

Pandemia trouxe aumento de doenças mentais no concelho de VFX

Pandemia trouxe aumento de doenças mentais no concelho de VFX

Alerta foi deixado por directora do agrupamento dos centros de saúde na apresentação de um novo plano municipal.

A pandemia de coronavírus está a provocar aumentos alarmantes nos casos de obesidade e sobretudo doenças do foro mental, avisou na quinta-feira, 19 de Novembro, a directora do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, Sofia Theriaga. A responsável falava na apresentação do novo plano municipal de saúde e bem-estar de Vila Franca de Xira, onde o agrupamento é uma das entidades parceiras, tal como o hospital da cidade.

“A pandemia trouxe um acréscimo dos maus hábitos alimentares e da inactividade física, com repercussões na obesidade, doenças cardiorespiratórias, diabetes, cancro e aumento do consumo de álcool, tabaco e drogas. Bem como doenças do foro mental que já identificámos. [Estas situações] estão a agravar-se, por isso temos de ver para além da pandemia”, avisou a responsável.

A criação de um Conselho Municipal de Saúde, que agregue os diferentes organismos locais ligados ao sector da saúde, o sector social e a comunidade, é um dos grandes destaques do novo plano municipal de saúde que vai ser posto em prática entre 2020 e 2022. A criação desse conselho, no entanto, está dependente do despacho governamental que permita a transferência de competências na área da saúde para os municípios. O novo plano do município vilafranquense foi apresentado a 19 de Novembro nos Paços do Concelho, por video-conferência, devido às restrições do Estado de Emergência.

* Notícia desenvolvida na próxima edição em papel de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1483
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1483
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo