Sociedade | 22-11-2020 12:30

PSD de Santarém revoltado com Governo socialista por causa da ferrovia

PSD de Santarém revoltado com Governo socialista por causa da ferrovia
SOCIEDADE

Social-democratas não perdoam a exclusão do Plano Nacional de Investimentos 2030 do projecto da variante ferroviária à cidade.

“A última versão do Plano Nacional de Investimentos 2030 deve-nos revoltar e preocupar. É com profundo desagrado que somos surpreendidos, pelo Governo do Partido Socialista, de uma ausência de investimento nos projectos que consideramos estratégicos para o futuro de Santarém e que têm impacto nacional”.

É de forma contundente que a concelhia de Santarém do PSD reagiu à não inclusão no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 da modernização da Linha do Norte entre Vale de Santarém e Entroncamento. Um projecto que havia sido inscrito numa versão preliminar do PNI e que entretanto desapareceu.

Reunida no dia 9 de Novembro a comissão política concelhia do PSD de Santarém classificou como “grave e revelador de uma ausência de visão e conhecimento dos problemas reais do território” a exclusão desse projecto que previa a construção de uma variante ferroviária a Santarém, desviando os comboios da Ribeira de Santarém e das barreiras que envolvem a cidade.

“Note-se que este é um investimento unanimemente considerado fundamental e que, inclusive, esteve em 2009 com espaço canal definido, expropriações realizadas e com data de lançamento de empreitada anunciado”, alega o PSD, sublinhando que esse investimento representava apenas 3% da totalidade da verba existente para a ferrovia no PNI2030.

O PSD de Santarém, liderado pelo presidente da câmara Ricardo Gonçalves, critica ainda a ausência do PNI2030 de outros projectos considerados estruturantes para o concelho, como o reforço de verbas para o Plano Global de Estabilização das Encostas, uma nova saída da A1 no norte do concelho, a variante à EN3 ao Vale de Santarém, a correcção ao traçado da EN362 entre Santarém e Alcanede e a conclusão do IC10.

A concelhia social-democrata apela à união das várias forças partidárias com assento parlamentar e avancem iniciativas legislativas na Assembleia da República que levem o Governo a proceder às devidas alterações do PNI2030, “recolocando Santarém e a região no sentido do progresso e desenvolvimento social”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo