Sociedade | 24-11-2020 07:00

Avaliação detecta 114 árvores perigosas no concelho de Vila Franca de Xira

Instituto Superior de Agronomia está a avaliar árvores que merecem maiores preocupações.

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) está a avaliar um conjunto de 114 árvores no concelho de Vila Franca de Xira que foram sinalizadas como potencialmente perigosas e determinará se as mesmas têm ou não de ser abatidas para proteger pessoas e bens. A novidade foi deixada na última reunião pública do executivo pelo vereador em substituição Jorge Zacarias, que deu também nota que está a ser feito um trabalho de levantamento e georeferenciação de todos os elementos arbóreos que existem no concelho, para se perceber o trabalho que tem sido feito na sua manutenção.

Desde 2018 que o trabalho de podas e manutenção de árvores no concelho foi transferido das juntas de freguesia para a câmara municipal, que contratou uma empresa da especialidade para realizar as podas e outros tipos de intervenções.

O objectivo da adjudicação da avaliação das 114 árvores mais problemáticas ao ISA tem como objectivo perceber até que ponto podem ou não representar riscos para pessoas e bens. A queda de várias árvores que tinham problemas fitosanitários levantou fortes preocupações relativas à segurança. Uma delas caiu no largo do município e por pouco não causou ferimentos graves a quem circulava a pé no local.

No último ano, em todo o concelho, segundo o presidente do executivo, Alberto Mesquita, o município plantou 1.419 árvores e abateu 451. Como O MIRANTE já dera nota, o autarca voltou a insistir que o abate de árvores não é feito por capricho e que as árvores só são abatidas “em última circunstância”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo