Sociedade | 24-11-2020 18:00

Regeneração urbana de Alferrarede e Rossio é fundamental para atrair investimento

Câmara de Abrantes quer revitalizar essas localidades com a criação de áreas de reabilitação urbana.

A Câmara de Abrantes pretende revitalizar as zonas de Alferrarede e Rossio ao Sul do Tejo para estimular o investimento empresarial. O presidente do município, Manuel Valamatos (PS), sublinhou que há muitos anos que a autarquia deseja implementar uma ARU (Área de Reabilitação Urbana) para Alferrarede e Rossio ao Sul do Tejo acrescentando que o processo avançará em breve.

Manuel Valamatos acrescenta que o processo de regeneração urbana vai permitir, através da criação de um conjunto de incentivos, estimular a instalação de dinâmicas comerciais e empresariais nessas localidades situadas na periferia da cidade, através de operadores e da própria comunidade, quer no comércio, indústria e na viabilização de edifícios.

“Os incentivos fiscais para estas novas zonas de regeneração urbana são extremamente importantes para mobilizar a comunidade a refazer as dinâmicas em determinadas zonas. É esse o nosso intuito com a regeneração urbana, realça o presidente.

Manuel Valamatos recorda que os processos são burocráticos e demoram tempo uma vez que não dependem apenas do município mas sim de organismos do Estado. O vereador do PSD, Rui Santos, questionou sobre o antigo cinema de Alferrarede sugerindo a aquisição do edifício pela autarquia para dar um novo ar àquela zona. O vereador do BE, Armindo Silveira, referiu a necessidade de se tomar uma decisão rapidamente pois o edifício está bastante degradado. Valamatos gostava de devolver o espaço à comunidade mas explicou ser um processo complexo já que o edifício tem muitos proprietários.

“O cinema de Alferrarede é um local histórico e emblemático por onde passaram muitas gerações. Pretendemos adquirir o edifício e já fizemos várias tentativas mas são muitos os proprietários e não conseguimos ainda chegar à fala com todos”, explicou o presidente. O autarca refere que depois de concluídos estes dois projectos de ARU o município pretende avançar para outras zonas como Tramagal, Alvega e Rio de Moinhos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo