Reformada que vive sozinha recebeu factura de água de quatro mil euros
Rosária Pelev, 71 anos, reside numa habitação sem saneamento básico em Vale Mansos, Coruche.
A factura da água que recebeu com o valor de 3.966,92 euros deixou Rosária Pelev em desespero. “Como é que podia viver assim? Esse valor nem num ano o recebo de reforma”, conta a O MIRANTE a reformada residente em Coruche, de 71 anos. Este caso foi um dos 116 erros de leitura registados pela empresa intermunicipal Águas do Ribatejo entre Janeiro e Outubro, o equivalente a uma média de 12 erros por mês.
A factura, correspondente ao período de facturação de 20 de Agosto a 19 de Setembro, foi emitida pela Águas do Ribatejo numa altura de forte contestação à empresa pelo envio de facturas com valores exorbitantes aos seus clientes. Alguns, recorde-se, estão a organizar movimentos cívicos e a recorrer a advogados para avançarem para a via judicial depois de já terem reclamado junto da empresa que serve sete municípios do Ribatejo, num universo de 150 mil clientes.
Quando abriu a carta e viu o montante a idosa que reside sozinha numa habitação sem saneamento básico em Vale Mansos, achou que se trataria de uma ruptura e que “não teria outro remédio” senão pagar, mesmo sem saber como fazê-lo com uma reforma que não chega aos 300 euros. “Entrou em desespero completo e sentiu-se mal. Tentei acalmá-la dizendo-lhe que seria impossível que aquele valor estivesse correcto”, lembra o genro, Rafael Gomes. E não estava. Afinal Rosária Pelev tinha a pagar 56,07 euros.
Após a reclamação, a Águas do Ribatejo assumiu o erro enviando-lhe duas notas de crédito no valor de 1.980,61 euros e 1.930,24 euros. A família respira agora de alívio, mas não deixa de considerar “inadmissível que ocorram erros destes”, até porque, explica Rafael, se o montante fosse de 100 ou 200 euros “o mais provável era a factura ser paga”, quando se tratava igualmente de um valor incorrecto.
Contactada por O MIRANTE, a Águas do Ribatejo confirma que foram registados entre Janeiro e Outubro do ano corrente, 116 erros de leitura que deram origem à emissão de notas de crédito, num universo de 324.814 leituras efectuadas, que se traduzem numa percentagem de erro de 0,04 por cento. Em igual período do ano passado a empresa registou 170 erros (0,05 por cento).
Segundo explica a empresa intermunicipal, sempre que um erro é detectado, seja por procedimentos internos de controlo ou por alerta do cliente a correcção é feita através da emissão de uma nota de crédito enviado ao cliente ou a ser descontado na factura seguinte.