Sociedade | 20-01-2021 15:00

Hospital de Santarém com equipamento avançado para avaliar doenças do coração

Hospital de Santarém com equipamento avançado para avaliar doenças do coração
SOCIEDADE

O Hospital de Santarém passou a ser independente na realização de angiografia por tomografia computorizada (AngioTC) cardíaca, deixando de enviar doentes para outras unidades.

O Hospital de Santarém passou a ser independente na realização de angiografia por tomografia computorizada (AngioTC) cardíaca, deixando de enviar doentes para outras unidades. O novo equipamento de exame vem permitir mais rapidez e eficiência na avaliação de doenças do coração, num trabalho conjunto das especialidades de Imagiologia e Cardiologia.

A directora do Serviço de Imagiologia, Isabel Sapeira, realça que este exame é o “mais sensível para exclusão de doença coronária”, sublinhando a vantagem de não ser invasivo e de estar marcado por uma evolução tecnológica e científica na área. Para Nuno Craveiro, interno da especialidade de Cardiologia “esta técnica permite a avaliação célere e eficaz da anatomia cardíaca com especial interesse na avaliação da anatomia coronária e lesões ateroscleróticas associadas”. Adicionalmente, “possibilita a avaliação funcional em casos seleccionados e a avaliação do cálcio coronário e valvular”.

O novo equipamento permite ainda ao hospital poder prestar serviços a outras unidades do Serviço Nacional de Saúde e a privados, “com benefício inequívoco para os doentes em termos financeiros, de comodidade e de segurança”, refere a administração do hospital em comunicado. Este equipamento junta-se a um outro adquirido em 2018, de tomografia computorizada (TC), que permite a realização de exames mais diferenciados com consequentes melhores resultados clínicos nas áreas de Radiologia, Cardiologia e Neurorradiologia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo