Sociedade | 20-01-2021 12:30

Vila Franca de Xira oferece compostores domésticos

Vila Franca de Xira oferece compostores domésticos
SOCIEDADE

Quem tiver horta, quintal, pomar ou jardim pode requisitar a oferta de um destes equipamentos

O município de Vila Franca de Xira, em parceria com a Valorsul, vai implementar um programa de compostagem no seu concelho distribuindo gratuitamente um compostor doméstico a quem resida no concelho e tenha uma horta, quintal, pomar ou jardim. A medida contempla também associações e estabelecimentos de ensino localizados no concelho que reúnam condições de espaço. O objectivo da iniciativa é promover e fomentar a prática selectiva dos bio resíduos.

Os interessados deverão formalizar a sua pré-inscrição no programa “Compostar, outra forma de reciclar”. A cada 20 inscrições recepcionadas serão agendadas acções de formação a realizar por videoconferência, de carácter obrigatório, com a duração aproximada de 45 minutos, em que os interessados ficam a conhecer a temática da compostagem e a forma como a devem fazer. As acções de formação decorrem em horário pós-laboral durante a semana e aos sábados.

A compostagem doméstica é um processo totalmente natural onde os desperdícios vegetais, folhas de jardim e plantas secas ganham uma nova vida, transformando-se em composto para fertilizar a terra e introduzindo um novo ciclo de vida que contribui para o enriquecimento do solo e a diminuição dos resíduos valorizáveis orgânicos que actualmente são encaminhados para incineração. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através do departamento de ambiente e gestão do espaço público da câmara municipal através do endereço ambiente@cm-vfxira.pt.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo