Sociedade | 22-02-2021 12:30

Azambuja precisa de cinco médicos de família

Azambuja precisa de cinco médicos de família
SOCIEDADE

Município mantém contactos com o agrupamento de centros de saúde para tentar encontrar clínicos que queiram fixar-se no concelho.

O concelho de Azambuja precisa de cinco médicos de família, que a vereadora com o pelouro da Saúde, Sílvia Vítor, considera estarem em falta. A revelação foi feita na última reunião do executivo. Recentemente saiu uma médica e outra profissional entrou de baixa por gravidez de risco, o que fez aumentar o número de pessoas sem médico de família. O cenário pode piorar porque, refere a vereadora, há outra médica quase a entrar na reforma.

Os poucos médicos que existem estão afectos ao acompanhamento de doentes infectados com Covid-19 e têm ainda de assegurar a saúde materna e saúde infantil para crianças de até um ano de idade.

Quem não têm médico de família atribuído pode recorrer às consultas abertas, presencialmente ou por telefone, trabalho que é essencialmente garantido por médicos prestadores de serviços.

A O MIRANTE, Sílvia Vítor explica que todos os utentes das freguesias de Vila Nova da Rainha e Azambuja, bem como da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa têm médico de família.

Na freguesia de Alcoentre dos 2.476 utentes inscritos apenas 436 têm médico atribuído. Em Aveiras de Cima há 1.915 utentes que não têm médico de família, a que se juntam residentes da freguesia de Vale do Paraíso. Em Aveiras de Baixo o centro de saúde está inactivo e a extensão das Virtudes foi encerrada.

“Continuamos a trabalhar em articulação com o agrupamento de centros de saúde no sentido de encontrar médicos que se queiram fixar no nosso território”, realça a vereadora, ressalvando que a autarquia está a lutar para manter instalações de saúde em Aveiras de Baixo. Recorde-se que o município quer converter a antiga escola primária de Aveiras de Baixo num gabinete médico, substituindo a extensão de saúde instalada na Casa do Povo.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1496
    10-02-2021
    Capa Vale Tejo