Sociedade | 23-02-2021 19:58

ACES do Estuário do Tejo estima vacinar três mil pessoas até à próxima semana

ACES do Estuário do Tejo estima vacinar três mil pessoas até à próxima semana

Directora executiva, Sofia Theriaga, diz que o número vai depender do ritmo e quantidade de entrega de vacinas por parte das companhias farmacêuticas.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Estuário do Tejo estima vacinar até ao início da próxima semana 3.580 pessoas contra a Covid-19, indicou esta terça-feira, 23 de Fevereiro, a O MIRANTE a directora executiva, Sofia Theriaga. Mas a previsão, alertou, vai depender do "ritmo e quantidade" da entrega por parte das companhias farmacêuticas.

Questionada por O MIRANTE, a responsável referiu que até à data estão identificadas para esta fase de vacinação 20.612 pessoas com mais de 80 anos e 50 anos com patologia grave e que foram disponibilizadas para este ACES 7.867 doses de vacinas anti SARS-CoV-2. Nesta fase foram inoculados com a primeira dose da vacina 1.114 pessoas pertencentes a este grupo.

Sofia Theriaga esclareceu, por outro lado, que o ACES do Estuário do Tejo se organizou para vacinar muitas pessoas por dia, mas que "a sua concretização depende do ritmo e quantidade com que as vacinas são entregues pelas companhias farmacêuticas, de acordo com os contratos estabelecidos a nível nacional e internacional".

"Devido ao número muito limitado de vacinas disponíveis", a vacinação deste grupo arrancou a 13 de Fevereiro, somente no Centro de Saúde de Alverca, concelho de Vila Franca de Xira e teve início nos restantes quatro concelhos- Azambuja, Benavente, Arruda dos Vinhos e Alenquer- entre os dias 15 e 19 de Fevereiro, "seguindo o princípio da proporcionalidade" relativamente ao número de utentes prioritários.

O ACES Estuário do Tejo dispõe, em articulação com as autarquias, de cinco pólos de vacinação em grande escala: o Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, o Centro Cultural de Samora Correia, Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos, Pavilhão Municipal de Azambuja e Pavilhão de Zinco, em Alenquer.

"O Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos já iniciou actividade e os restantes iniciam até ao final desta semana, até lá a vacinação decorre em unidades de saúde", explicou a responsável.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo