Sociedade | 24-02-2021 07:00

Alto e pára o baile: 60 pessoas autuadas por participarem em festas ilegais

Alto e pára o baile: 60 pessoas autuadas por participarem em festas ilegais
SOCIEDADE

Casos de incumprimento ao dever geral de recolhimento domiciliário ocorreram em Santarém e na Marmeleira. Em Benavente também foram detidos três jovens por furarem as regras do estado de emergência.

Sessenta pessoas foram autuadas por participarem em festas no passado sábado, 13 de Fevereiro, em Santarém e na Marmeleira (Rio Maior), desrespeitando o dever geral de recolhimento imposto devido à pandemia da Covid-19, tendo havido ainda três detidos em Benavente, indicaram as forças de segurança.

No caso ocorrido em Santarém, a PSP autuou 32 pessoas que participavam numa festa ilegal num edifício situado a escassos cem metros da esquadra da Polícia, no Largo Cândido dos Reis. Às coimas de 200 euros por incumprimento do dever geral de recolhimento somaram-se ainda mais cinco por não uso de máscara.

O edifício onde se realizava a festa, localizado entre o Lar dos Rapazes e os Correios, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. A festa terá sido organizada por um jovem que vivia ali num quarto arrendado pela Misericórdia. Entretanto, o jovem, que joga futebol na União de Santarém, deixou de pernoitar nessas instalações.

O ruído causado pelos participantes nessa festa de aniversário chamou a atenção de transeuntes que informaram a PSP. Os agentes confirmaram a situação que viola as restrições impostas pelo estado de emergência, tendo dispersado o ajuntamento.

Vieram de fora para festejar na Marmeleira

No concelho de Rio Maior, a Guarda Nacional Republicana (GNR) foi alertada para uma festa ilegal com 28 pessoas numa propriedade na localidade da Vila da Marmeleira, que terá sido arrendada para o efeito.

“Além de se tratar de um evento não autorizado, os participantes não faziam o uso da máscara, nem garantiam o distanciamento social”, afirma um comunicado do Comando Territorial de Santarém da GNR.

As 28 pessoas identificadas têm idades entre os 21 e os 33 anos e encontravam-se deslocadas do seu concelho de origem, tendo sido encaminhadas para os seus respectivos domicílios, acrescenta a GNR.

“Face ao incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, à violação da proibição de circulação entre concelhos e à inobservância das regras de distanciamento social e de realização de eventos, foram elaborados os respectivos autos de contraordenação”, afirma a GNR.

Fugiram mas foram apanhados pela GNR de Benavente

Também no sábado, militares do posto de Benavente da GNR detiveram três homens com idades entre os 17 e os 22 anos por incumprimento das medidas em vigor devido ao estado de emergência, já que se encontravam num grupo de seis pessoas que convivia na zona ribeirinha da vila.

Em comunicado, a GNR afirma que os três detidos não apresentaram qualquer motivo justificativo para se encontrarem na via pública, sendo que haviam já sido autuados na passada quinta-feira também por incumprimento do dever de recolhimento e advertidos que incorreriam no crime de desobediência se repetissem este comportamento.

“Durante a abordagem, estes três suspeitos colocaram-se em fuga, tendo sido interceptados e detidos, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente”, afirma a nota. Os outros três elementos do grupo foram autuados por incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, acrescenta a GNR.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo