Sociedade | 24-02-2021 15:00

Centro de Santarém entra em obras na segunda quinzena de Fevereiro

Centro de Santarém entra em obras na segunda quinzena de Fevereiro
SOCIEDADE

Requalificações da Avenida António dos Santos, do Largo da Alcáçova e Avenida 5 de Outubro e da Igreja do Alporão devem arrancar até final do mês.

Várias empreitadas de requalificação urbana vão ter início nos próximos dias no centro de Santarém e vão durar meses, sendo a de maior dimensão a requalificação da Avenida António dos Santos, que liga a rotunda do W Shopping ao cemitério e que tinha início previsto para esta semana.

A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), durante a última reunião do executivo. As obras na Avenida António dos Santos foram adjudicadas à empresa Construções Martins e Reis Lda., com sede no concelho de Ourém, pelo valor total de 2 milhões e 353 mil euros. A intervenção conta com financiamento da União Europeia em 85% e tem um prazo de execução de 18 meses, a partir da sua consignação.

Para dia 22 de Fevereiro está previsto o arranque da obra de requalificação do Largo da Alcáçova e da Avenida 5 de Outubro, único acesso rodoviário ao Jardim das Portas do Sol. A empreitada foi adjudicada à empresa Desarfate - Desaterros de Fátima Lda., por 1.139.500 euros. A requalificação contempla a zona histórica, o adro em lajedo de pedra calcária, a preservação das olaias e a recuperação do eixo da Avenida 5 de Outubro com o Jardim Portas do Sol, mantendo os lugares de estacionamento existentes.

Para dia 25 de Fevereiro está previsto o início das há muito aguardadas obras de reabilitação da Igreja de São João do Alporão. O monumento nacional, situado no centro histórico da cidade e que vinha funcionando como núcleo museológico, está encerrado desde 2012 por razões de segurança, devido a problemas na estrutura.

A requalificação da Igreja de São João de Alporão foi adjudicada pelo município à empresa In Situ, Conservação de Bens Culturais, Unipessoal, Lda., pelo valor total de 733.939 euros. Esta empresa não foi a escolha inicial da autarquia para executar as obras, mas acabou por vencer a contestação que apresentou em tribunal e cujo processo passou por várias instâncias.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo