Sociedade | 07-04-2021 18:00

Águas do Ribatejo em projecto para melhorar gestão de aquíferos

Águas do Ribatejo em projecto para melhorar gestão de aquíferos
ECONOMIA

Iniciativa pretende promover uma melhor gestão das águas subterrâneas através de práticas inovadoras.

A Águas do Ribatejo integra um projecto desenvolvido por várias entidades, com o objectivo de melhorar a gestão dos recursos hídricos subterrâneos através da introdução de nova tecnologia. O projecto AQUIFER foi apresentado no dia 29 de Março e contou com vários oradores portugueses e estrangeiros para falar sobre a importância das águas subterrâneas e desafios à sua gestão em contexto de escassez hídrica.

O projecto, explica a empresa intermunicipal, “visa capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos” e desenvolver “ferramentas e estratégias que ajudem na tomada de decisões sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos”.

O plano de acção do AQUIFER em Portugal vai desenvolver-se sobretudo na área de influência da Águas do Ribatejo, nomeadamente na envolvente dos rios Tejo e Sorraia, onde vão ser “testadas práticas inovadoras de preservação ambiental e gestão de águas subterrâneas, para os diferentes usos existentes: ambientais, consumo humano, agrícolas e industriais”. Outro objectivo passa pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para monitorizar os aquíferos e as relações com rios e zonas húmidas.

O Instituto Superior de Agronomia e a Parceria Portuguesa para a Água também integram este projecto que envolve um investimento global de 1,6 milhões de euros e se estima que fique concluído em 2023.

Mais Notícias

    A carregar...