Sociedade | 19-04-2021 15:00

Recuperar teatro Salvador Marques em Alhandra só com fundos comunitários

Recuperar teatro Salvador Marques em Alhandra só com fundos comunitários
SOCIEDADE

Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira diz que o município só por si não tem capacidade financeira para avançar com a obra.

O degradado teatro Salvador Marques, em Alhandra, vai continuar fechado e sem perspectivas de ser recuperado a breve prazo. As obras de reabilitação do imóvel custam vários milhões de euros e o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, admite que a câmara municipal não tem capacidade financeira para custear essa obra na totalidade, pelo que só é possível fazer a recuperação com fundos comunitários, que neste momento não abrangem esta área.


O autarca tem esperança que possa vir a existir um programa de financiamento para este tipo de equipamentos. Para já a autarquia, para poupar tempo, elaborou um estudo prévio e está em condições de avançar com o projecto de execução. Mas não vamos fazer isso enquanto não tivermos condições financeiras para tal e saia um programa comunitário ao qual possamos concorrer”, explica Alberto Mesquita. O presidente do município concorda que o espaço não pode continuar na incerteza e que é preciso encontrar soluções para o reabilitar e colocar ao serviço da comunidade.


O teatro Salvador Marques, de Alhandra, foi construído em 1905 por subscrição pública. Encerrou em 1984 e foi comprado à Misericórdia de Alhandra pela câmara municipal em 2001. Desde então tem sido tema recorrente do debate político. Chegou a ser equacionada a sua demolição, em 2006, para se construir um novo espaço cultural, mas a obra foi travada pela população e por artistas culturais de todo o país através de diversos abaixo-assinados e protestos no local. A autarquia retirou do teatro o património de maior valor e mandou restaurar algum para preservação futura. O presidente da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, Mário Cantiga, considera o espaço um símbolo da vila de Alhandra.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo