Sociedade | 16-05-2021 10:00

Habitação para jovens em Vila Franca de Xira continua a ser uma miragem 

Habitação para jovens em Vila Franca de Xira continua a ser uma miragem 
SOCIEDADE

Presidente do município anunciou a intenção de concretizar casas de renda acessível para os jovens em Vila Franca de Xira mas uma década depois nada avançou.

Uma década depois de Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, ter anunciado a O MIRANTE a intenção de criar em Vila Franca de Xira diversas habitações de renda acessível para jovens o projecto não avançou nem se sabe quando tal poderá acontecer.
O objectivo é reabilitar as antigas instalações do posto de turismo e dos serviços sociais, dois edifícios situados na Avenida Pedro Victor e na Rua Almirante Cândido dos Reis. A habitação jovem a custos controlados é uma medida que pretende atrair mais casais jovens para o centro de uma cidade cada vez mais envelhecida e com prédios devolutos.

O projecto, diz Mesquita, está a ser vítima de “dificuldades tremendas”. O autarca tem sido questionado sobre o assunto no último ano e meio por David Pato Ferreira, eleito da bancada do PSD na assembleia municipal, e na última semana, numa nova sessão daquele órgão, o assunto veio outra vez a lume.

“A pandemia tornou mais evidente a demora na concretização dos projectos de habitação. O custo dos arrendamentos aumenta e a necessidade de acesso universal a habitação condigna tem lugar de destaque. Tudo está a ser tratado mas ainda não se concretizou a estratégia local de habitação”, lamentou David Pato Ferreira.

O presidente da câmara diz que o município teve imensas dificuldades para anular o concurso inicial para realização dos projectos e traça agora novas metas para a sua realização. “Gostava de dizer que está pronto e disponível mas infelizmente não é assim. É um projecto que vai arrancar e espero que esteja concluído pelo menos até final deste mandato. Vamos esforçar-nos nesse sentido”, afirmou Mesquita.
Recorde-se que a empresa inicialmente contratada pelo município para realizar os projectos de arquitectura falhou os prazos para conclusão dos trabalhos e isso forçou a câmara a travar o processo. “Tivemos de cancelar esse projecto e avançar com outra empresa de arquitectura para completar os dois projectos. Foi isso que nos trouxe às dificuldades dos dias de hoje”, lamentou o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo