Sociedade | 02-06-2021 07:00

Investimento da Câmara de Santarém cresceu e a dívida continua a cair

Investimento da Câmara de Santarém cresceu e a dívida continua a cair
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém.

No ano passado foram executados 7,7 milhões de euros em obras diversas, na sua maioria comparticipadas pela União Europeia. A dívida do município foi reduzida em 55 milhões de euros nos últimos nove anos.

O investimento da Câmara de Santarém aumentou 41% em 2020 face ao ano anterior, apesar de ter sido “um ano atípico e difícil”, marcado pela pandemia de Covid-19. Foram executados 7,7 milhões de euros de investimento, mais 2,2 milhões em em 2019. Esse dado foi relevado pelo presidente do município, Ricardo Gonçalves, que realça ainda estarem a decorrer obras no concelho num valor a rondar os 19 milhões de euros, na sua maioria comparticipadas pela União Europeia.

Entre as principais intervenções que decorreram no ano passado, a autarquia destaca a requalificação do mercado municipal, pavilhão da E.B. 2,3 de Alcanede, segunda fase do projecto de eficiência energética na iluminação pública, equipamento informático, maioritariamente para alunos em aulas à distância, equipamento para bombeiros, maioritariamente para combate e prevenção da pandemia Covid-19, reparação do dique do Tejo e conservação corrente de estradas.

Durante a apresentação do relatório e contas da Câmara de Santarém referentes a 2020, o autarca social-democrata voltou a sublinhar o rigor das contas e o desempenho da gestão, apontando como um dos exemplos a elevada execução orçamental da receita, que atingiu os 88% em 2020, a que corresponde o valor de 47,5 milhões de euros. A execução orçamental da despesa ficou pelos 76,9%, a que corresponde o valor de 41,5 milhões de euros.

Outro dado sempre mencionado por Ricardo Gonçalves é o da redução da dívida municipal, que em nove anos foi reduzida em 55 milhões de euros, estando agora um pouco abaixo dos 45 milhões. No ano passado a diminuição da dívida bancária foi de 4,6 milhões de euros, tendo o município fechado o ano com um resultado positivo de 1 milhão e 900 mil euros.

A descida lenta mas gradual dos impostos municipais nos últimos anos, a manutenção dos apoios às associações culturais e desportivas do concelho e a atribuição de mais de 10 milhões de euros em apoios sociais e económicos de vária ordem são também enumerados pela gestão PSD.

“Os resultados apresentados denotam a concretização do objectivo de saneamento financeiro, a par com o aumento do investimento em todo o concelho, preparando o município para os desafios do actual quadro comunitário de apoio, em que Santarém terá novos investimentos no aumento da qualidade de vida dos cidadãos, em diversas vertentes”, afirma Ricardo Gonçalves.

O relatório e contas de 2020 foi aprovado pela maioria PSD na reunião de câmara de 31 de Maio. A oposição PS absteve-se na votação.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo