Sociedade | 18-06-2021 12:30

Um bombeiro que está sempre pronto para partir em missões internacionais

Um bombeiro que está sempre pronto para partir em missões internacionais
SOCIEDADE
Nelson Abreu é bombeiro em Torres Novas e participou em missões no Chile e Moçambique (foto DR)

Nelson Abreu tinha 14 anos quando entrou pela primeira vez num quartel como bombeiro voluntário. Hoje, aos 38 anos, faz parte da Força Especial de Protecção Civil. Já esteve em acção no Chile e em Moçambique.

Foi em 1993 que Nelson Abreu decidiu entrar no mundo do voluntariado e passar a integrar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, onde actualmente, com 38 anos, é sub-chefe. Quando vestiu a farda pela primeira vez nunca imaginou que ser bombeiro ia ser a sua profissão. “Ir para os bombeiros era quase uma forma de conviver, na altura. Não tínhamos o que os jovens de hoje têm, por isso juntávamo-nos no quartel para jogar às cartas ou bilhar”, relembra Nelson Abreu.

No entanto, com o passar do tempo a paixão pelo que fazia foi crescendo e com a evolução que os bombeiros tiveram, principalmente a nível de formação, Nelson foi-se deslumbrando a cada nova aprendizagem. Em 2005, quando surgiu a oportunidade de integrar um projecto piloto para o que se chamava, na altura, as brigadas helitransportadas, Nelson não hesitou. Assim chegou à Força Especial de Protecção Civil.

São já duas as missões que Nelson Abreu realizou fora do país. A primeira foi no Chile, em 2017, onde combateu aquele que ficou registado, à época, como o maior incêndio do mundo. Em Moçambique lembra que a destruição provocada pelo ciclone Idai era muita e a fome estava por todo o lado.

* Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 17 de Junho

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo