Sociedade | 17-09-2021 18:00

Azambuja coloca desfibrilhadores em escolas e equipamentos desportivos

Município de Azambuja quer reduzir riscos de morte por paragem cardiorrespiratória, colocando aparelhos em locais com elevada afluência de pessoas.

Todas as escolas que são sede de agrupamento no concelho de Azambuja e infraestruturas desportivas municipais vão receber aparelhos de desfibrilhação automática externa. O município de Azambuja estima concluir a formação certificada de pessoas para operar com os aparelhos ainda este ano, já a implementação, que vai ser feita por fases, deverá ficar concluída em 2023.

Os primeiros seis desfibrilhadores vão ser instalados nas três escolas sede de agrupamento, no Pavilhão Municipal, no Estádio Municipal e no Complexo de Piscinas de Azambuja. Numa segunda fase a autarquia prevê a instalação em mais escolas e edifícios municipais, contemplando toda a área do concelho em articulação com as juntas de freguesia.

A medida vai ser financiada pelos cofres municipais, depois de a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) ter decidido não avançar com o programa de instalação dos desfibrilhadores. “O município tomou prontamente a iniciativa de constituir uma equipa própria de trabalho para planificação e implementação do programa”, refere a autarquia em comunicado.

Este dispositivo médico, que aplica choques eléctricos em situação de paragem cardiorrespiratória é capaz de restabelecer o ritmo cardíaco normal e evitar a morte da vítima. A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto mais rápida for a intervenção, devendo, quem a realiza contactar em primeiro lugar o 112 e avançar com os procedimentos de suporte básico de vida até que chegue a ambulância de emergência.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo