Sociedade | 24-09-2021 15:00

Despedimentos de médicos compromete serviços do Hospital de Vila Franca de Xira

Despedimentos de médicos compromete serviços do Hospital de Vila Franca de Xira
Urgências no Hospital de Vila Franca de Xira estão a ser um problema para utentes e bombeiros

Onda de despedimentos após o fim da parceria público-privada fez colapsar as equipas do serviço de urgência e medicina interna do hospital. Há doentes transportados em ambulância a esperar horas para serem admitidos.

As equipas do Serviço de Urgência e de Medicina Interna do Hospital Vila Franca de Xira estão desfalcadas e não cumprem os níveis de segurança necessários, exigidos pelos critérios mínimos. A situação deve-se a uma vaga de despedimentos de clínicos antes do fim da gestão em regime de Parceria Público-Privada (PPP), em Junho último, sem que o quadro tenha sido reposto e que passou até agora despercebida.

A O MIRANTE, fonte oficial da unidade hospitalar refere que o novo conselho de administração está a trabalhar afincadamente na resolução dos problemas, reconhecendo que “não há soluções céleres para um serviço hospitalar tão relevante e que perdeu mais de 12 médicos”.

Os constrangimentos têm-se agravado desde então, originando filas de ambulâncias com doentes que passam entre duas a três horas à espera de serem admitidos na urgência, alegadamente também por falta de macas. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM), já veio apelar ao conselho de administração do hospital, ao Governo e à Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo para que contrate médicos ou para que sejam dadas condições que facilitem a sua contratação.

* Saiba mais na edição semanal em papel desta quinta-feira, 23 de Setembro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo