Sociedade | 27-10-2021 15:00

Politécnico de Castelo Branco integra projecto para valorização florestal do Centro

Projecto tem como principal objectivo a demonstração e a transferência de tecnologia e soluções que permitam melhorar o valor acrescentado no sector florestal.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) integra o consórcio de um projecto, com um orçamento de 3,5 milhões de euros, para a valorização da fileira florestal da região Centro.

Em comunicado, o IPCB refere que o projecto “F4F – Forest For Future” tem como principal objectivo “a demonstração e a transferência de tecnologia e soluções que permitam melhorar o valor acrescentado no sector florestal, com particular ênfase na cadeia do pinho”.

“Abrange as várias fases da cadeia, desde as plantas até aos produtos finais, baseando-se em quatro pilares fundamentais: Plantas e viveiros, gestão florestal, indústria e floresta multiusos”, lê-se na nota.

O projecto tem como promotor líder o SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, e visa a valorização da fileira florestal da região Centro.

Segundo a instituição de ensino superior público de Castelo Branco, a sua participação no projecto envolve oito colaboradores/ investigadores, nas áreas de biotecnologia e plantas, gestão florestal, gestão e ciências da comunicação.

O “F4F – Forest For Future” envolve um orçamento global de 3,5 milhões de euros, comparticipados pelo Fundo Social Europeu (FSE) no montante de 2,9 milhões de euros.

O projeto prevê a execução de 23 atividades, nomeadamente ações de divulgação, seleção e multiplicação de plantas, avaliação e melhoria da qualidade, produção em massa, mapeamento e avaliação dos serviços de ecossistema florestais e avaliação do potencial produtivo dos espaços florestais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo