Sociedade | 17-11-2021 12:00

Bastonário alerta para exaustão dos médicos numa altura em que vão ser mais necessários

Bastonário alerta para exaustão dos médicos numa altura em que vão ser mais necessários
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Ordem dos Médicos alertou que há muitos médicos em exaustão, com ‘burnout’ e em “sofrimentos médico”, numa altura em que vão ser necessários mais profissionais para responder ao aumento da procura dos serviços de saúde.

O bastonário da Ordem dos Médicos alertou que há muitos médicos em exaustão, com ‘burnout’ e em “sofrimentos médico”, numa altura em que vão ser necessários mais profissionais para responder ao aumento da procura dos serviços de saúde.

“Temos que começar a criar já as condições para o período que se aproxima”, uma “altura crítica” em que circulam vários vírus respiratórios, como o da gripe, em que há doentes crónicas a descompensar e estão a aumentar os casos e internamentos por covid-19, defendeu Miguel Guimarães.

Esta situação vai aumentar a pressão sobre os serviços de saúde, nomeadamente as urgências, num período em que os médicos estão exaustos após quase dois anos de pandemia e muitos estão a deixar o Serviço Nacional de Saúde.

Segundo o bastonário, há também vários especialistas “mais velhos” a sair do SNS.

“Vamos ter aqui uma carga de excesso de trabalho no Serviço Nacional de Saúde, que devia estar já a ser acautelada, mas não sei se está”, disse Miguel Guimarães.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo