Sociedade | 17-11-2021 09:24

Perturbação bipolar motiva 2.600 internamentos por ano em Portugal

A perturbação bipolar é responsável por 2.600 hospitalizações por ano, em média, em Portugal e todos os dias ocorrem sete hospitalizações.

A perturbação bipolar é responsável por 2.600 hospitalizações por ano, em média, em Portugal e todos os dias ocorrem sete hospitalizações, em média, em hospitais públicos nacionais, devido a esta doença mental, revela uma investigação divulgada.

Realizado por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, este é “o primeiro estudo nacional a quantificar os internamentos por perturbação bipolar e o número de doentes internados em hospitais públicos portugueses, recorrendo à ‘BigData’”, explica, em comunicado, Manuel Gonçalves Pinho, médico de Psiquiatria e primeiro autor deste trabalho.

De acordo com o investigador da FMUP/CINTESIS, os internamentos são um dos principais indicadores dos cuidados de saúde prestados a estes doentes, à semelhança do que acontece na esquizofrenia.

Este trabalho de investigação registou 20.807 hospitalizações relacionadas com a perturbação bipolar ao longo de oito anos (2008-2015), correspondentes a 13.330 doentes.

Quanto aos custos, os investigadores fizeram as contas e concluíram que cada internamento teve um preço estimado de 3.508 euros, o que totaliza 9,1 milhões de euros por ano e 73 milhões de euros no período de tempo considerado.

Uma das explicações para o valor encontrado é a duração do internamento, que era, em média, de 19 dias, no caso das mulheres, e de 16 dias, no caso dos homens.

“A perturbação bipolar é uma doença mental crónica, os períodos em que a doença descompensa levam muitas vezes a internamentos. Estes devem ser a última linha de recurso para tratar a perturbação bipolar”, sublinha Manuel Gonçalves Pinho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo