Sociedade | 01-12-2021 10:00

Astrónomos detectam o par de buracos negros supermassivos mais próximo da Terra

Astrónomos detectam o par de buracos negros supermassivos mais próximo da Terra
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Um dos buracos negros, situado no centro da galáxia que o abriga, tem uma massa quase 154 milhões de vezes a do Sol.

Astrónomos detectaram o par de buracos negros supermassivos mais próximo da Terra, que acabarão por se fundir num buraco negro gigante, divulgou o Observatório Europeu do Sul (OES).

Os dois buracos negros (corpos densos e escuros do Universo de onde nada escapa, nem mesmo a luz) estão localizados na galáxia NGC 7727, na constelação Aquário, a cerca de 89 milhões de anos-luz da Terra.

Segundo a equipa internacional de astrónomos que conduziu o estudo, os dois corpos celestes estão pouco afastados entre si, pelo que acabarão por dar origem a um buraco negro gigante.

"A pequena separação e velocidade dos dois buracos negros indicam que se fundirão num buraco negro monstruoso, provavelmente nos próximos 250 milhões de anos", refere, citado em comunicado do OES, Holger Baumgardt, professor na Universidade de Queensland, na Austrália e um dos co-autores da investigação.

Os astrónomos conseguiram determinar a massa dos buracos negros ao observarem como a sua atracção gravitacional influencia o movimento das estrelas em seu redor. Para tal, usaram o espectrógrafo MUSE do telescópio VLT do OES, no Chile, e o telescópio espacial Hubble.

Um dos buracos negros, situado no centro da galáxia que o abriga, tem uma massa quase 154 milhões de vezes a do Sol, enquanto seu "companheiro" tem 6,3 milhões de massas solares.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo