Sociedade | 01-12-2021 12:00

Presidente de VFX quer requalificação da EN1 na agenda

Fernando Paulo Ferreira anunciou reunião com Infraestruturas de Portugal visando o arranque da tão esperada, e necessária, requalificação do troço que liga Castanheira do Ribatejo a Alenquer.

A requalificação do troço da movimentada Estrada Nacional 1 entre a Castanheira do Ribatejo e Alenquer é uma necessidade premente e o novo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, quer colocar o assunto na agenda.

Para isso o autarca anunciou já a realização de uma reunião conjunta com a Infraestruturas de Portugal (IP) visando pressionar aquela entidade a avançar o mais rapidamente possível com trabalhos que permitam melhorar o piso e a sinalização. “A IP previa lançar um concurso de requalificação da EN1 que ia abranger todo o percurso entre Castanheira do Ribatejo e Alenquer. Esperava-se isso mas ainda não avançou”, lamenta o autarca.

O presidente do executivo respondia a questões lançadas sobre o tema por David Pato Ferreira, da Coligação Nova Geração, que quis saber que plano de acessibilidades e mobilidade está pensado para a zona norte do concelho.

O projecto de requalificação da EN1 já anda no jogo do empurra desde 2008, altura em que foi anunciado pelo Governo de José Sócrates. O projecto de beneficiação previa a construção de meio milhar de novos estacionamentos, melhoria das acessibilidades com a construção de uma variante à cidade de Vila Franca de Xira e melhoria do piso.

Além de novos passeios e alargamento de alguns locais da via, em especial em Castanheira do Ribatejo, o projecto previa também a construção de cinco novas rotundas nos locais mais problemáticos ao nível da segurança rodoviária. A obra estava orçamentada em 4 milhões de euros.

Para desespero de quem trabalha, vive e precisa de se deslocar entre as duas localidades o principal problema continua a ser o excesso de trânsito, em especial nas horas de ponta, que engarrafa o centro de Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo e Carregado. E onde, para agravar o cenário, não existem alternativas de circulação gratuitas.

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