Sociedade | 02-12-2021 12:00

OCDE contra aumento rápido do salário mínimo e reversão de reformas laborais em Portugal

OCDE contra aumento rápido do salário mínimo e reversão de reformas laborais em Portugal
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico manifestou-se contra um aumento rápido do salário mínimo em Portugal considerando também importante evitar reverter reformas do mercado de trabalho.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manifestou-se contra um aumento rápido do salário mínimo em Portugal considerando também "importante evitar reverter reformas do mercado de trabalho", pois isso poderia "comprometer uma recuperação sustentável".

"O Governo deveria também evitar aumentar abruptamente os custos do despedimento, o que desencorajaria a criação de empregos, e aumentar o salário mínimo rapidamente, o que reduziria as oportunidades, em particular, para os trabalhadores pouco qualificados" pode ler-se nas previsões económicas da OCDE divulgadas.

Segundo a OCDE, no longo prazo estas políticas fomentariam "custos do trabalho ineficientemente altos".

Para a organização multilateral sediada em Paris, também "é importante evitar reverter reformas do mercado de trabalho passadas, que podem comprometer uma recuperação sustentável".

Estas considerações constam da secção dedicada a Portugal das previsões económicas da OCDE, hoje divulgadas, que apontam para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,8%, 5,8% e 2,8% em 2021, 2022 e 2023, respetivamente.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo