Sociedade | 02-12-2021 15:00

Portugal ultrapassou todos os limites ambientais e novas gerações estão mais limitadas

Portugal ultrapassou todos os limites ambientais e novas gerações estão mais limitadas
FOTO ILUSTRATIVA - FOTO DR

Portugal ultrapassou todos os limites ambientais e as actuais e futuras gerações, para serem sustentáveis, só poderão emitir metade dos gases com efeito de estufa das anteriores gerações.

Portugal ultrapassou todos os limites ambientais e as actuais e futuras gerações, para serem sustentáveis, só poderão emitir metade dos gases com efeito de estufa das anteriores gerações, indica um estudo divulgado.

Os autores do estudo, investigadores do Instituto Superior Técnico, concluíram que já foram ultrapassados limites em todas as categorias ambientais, como emissões de gases com efeito de estufa, produção de resíduos, poluição da água e do ar, consumo de água doce ou pressão sobre os ecossistemas (neste caso dentro dos limites, mas apenas porque Portugal não é autossuficiente em termos alimentares).

Em relação aos anos 1990 as novas e próximas gerações têm um limite de emissões de gases com efeito de estufa disponível que é 41% inferior ao atual.

O estudo “Limites Ecológicos: O Impacto Intergeracional do Uso de Recursos Naturais”, no âmbito do projeto dedicado à Justiça Intergeracional, do Fórum Gulbenkian Futuro, foi apresentado na terça-feira numa sessão online para jornalistas e foi coordenado por Tiago Domingos e Ricardo da Silva Vieira, do Instituto Superior Técnico (IST), tendo sido desenvolvido pelo Maretec, centro de investigação do IST.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo