Sociedade | 18-12-2021 18:00

Ricardo Gonçalves insurge-se contra país a duas velocidades e defende regionalização

Ricardo Gonçalves insurge-se contra país a duas velocidades e defende regionalização
Ricardo Gonçalves lamenta distinção que Governo faz entre concelhos do litoral e concelho do interior do país

Presidente da Câmara de Santarém criticou, no Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que 70% do montante do Programa Nacional de Investimentos 2030 seja canalizado para concelhos do litoral.

O presidente da Câmara de Santarém e presidente cessante da Mesa do Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) foi ao congresso da associação dizer que considera inaceitável que 70% do montante do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030 seja canalizado para concelhos do litoral.

Segundo o social-democrata Ricardo Gonçalves, Portugal é cada vez mais “um país a duas velocidades” em que metade da população nacional está concentrada em apenas 31 municípios. “Temos um país no litoral e um país no interior e esses 31 concelhos que representam metade da população portuguesa se calhar têm um enfoque e uma atenção muito maior daquilo que são as políticas nacionais”, disse o autarca, na sessão de abertura do XXV Congresso da ANMP, que decorreu no fim-de-semana em Aveiro.

O autarca de Santarém considera que é necessário reflectir sobre o facto de apenas 50 municípios terem ganho população, de acordo com os resultados preliminares dos Censos deste ano, e de quase todos eles se situarem na esfera das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. “É um problema que nos deve levar a reflectir e ter medidas para levar à coesão de Portugal”, afirmou Ricardo Gonçalves defendendo “um Portugal mais coeso mais justo e mais equitativo para todos” que, segundo disse, pode ser conseguido através da regionalização do país.

Municípios quase afastados do PRR

Na sua intervenção, Ricardo Gonçalves lamentou que os municípios tenham sido “quase afastados” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quando ao nível dos fundos comunitários são aqueles que melhor e mais executam. “Esperamos que estas verbas não sejam para os mesmos e não sejam para o Estado fazer face àquilo são as suas necessidades e nos afastar ainda mais daquilo que são as necessidades das nossas populações e acentuar as assimetrias no nosso país”, disse.

O presidente do município de Santarém disse ainda que também “não é aceitável” que as verbas anunciadas no início de cada quadro comunitário de apoio sejam reprogramadas a meio do programa e que sejam canalizadas para concelhos mais ricos quando “deveriam estar nos tais 271 concelhos que não têm as verbas que deviam ter”. “Isto não pode voltar a acontecer no próximo quadro comunitário”, advertiu o autarca frisando que “não pode haver um Portugal a duas velocidades”.

Sobre o trabalho autárquico afirmou que os municípios portugueses têm direito a 14,2% da receita pública, quando concretizam 52% do investimento público, “mais de metade do investimento público português”.

“Os nossos congéneres europeus têm em média 24,3% da receita e fazem 36,1% do investimento público. Vejam o milagre que os autarcas portugueses fazem relativamente ao investimento público”, enalteceu Ricardo Gonçalves.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo