Sociedade | 28-03-2023 10:00

Ricardo Bento diz ter sido agredido por militar da GNR com outros guardas a assistir

Ricardo Bento diz ter sido agredido por militar da GNR com outros guardas a assistir
Ricardo Bento sofreu vários traumatismos e escoriações no corpo. fotoDR

Ricardo Bento diz ter sido agredido com violência por um militar da GNR na presença de outros guardas que nada fizeram.

O jovem apresentou queixa na PSP de Vila Franca de Xira. O suposto agressor é o mesmo que há dois meses foi apontado como tendo agredido Vasco Filipe numa cela do posto de Alenquer. A GNR abriu processos de averiguações internas.

Ricardo Bento afirma ter sido violentamente agredido por um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR), pouco depois de ter sido detido e levado para o posto de Alenquer, por ter dito que um dos militares de uma patrulha devia “despir a farda que tinha” após ter empurrado um amigo seu para o chão no Parque da Vila. O caso aconteceu no dia 14 de Março, dois meses depois de um outro cidadão ter apresentado queixa por agressão contra o mesmo militar.
“Fui pontapeado, esmurrado, levei chapadas. Nunca me levantei, estive sempre deitado no chão a ser agredido numa sala do posto com mais cinco ou seis guardas lá dentro. Nenhum fez nada”, diz a O MIRANTE Ricardo Bento, de 24 anos. Depois disso, conta que o grupo de amigos com quem estava antes da detenção estava à sua espera à porta do posto tendo ficado em choque com as marcas de agressão que apresentava no rosto. Sem saber o que fazer e com receio de apresentar queixa porque, alega, o guarda lhe disse que se fizesse queixa pelo sucedido “nada aconteceria”, o jovem foi para casa, mas as dores no corpo acabaram por levá-lo, no dia seguinte, para o Hospital de Vila Franca de Xira onde recebeu tratamento e realizou vários exames.
No relatório hospitalar a que o nosso jornal teve acesso, é referido que o jovem natural de Vila Franca de Xira apresentava um traumatismo na face, um traumatismo no dorso, outro na lombar e na mão esquerda. Por insistência da sua mãe, Sandra Bento, o jovem acabou por apresentar queixa na PSP de Vila Franca de Xira, na quinta-feira, 16 de Março.
Questionada por O MIRANTE sobre se, após a detenção, o guarda exerceu algum tipo de violência sobre Ricardo Bento, a GNR refere que “após conhecimento das alegações foi determinada a abertura de um processo de averiguações para melhor apuramento das circunstâncias”, acrescentando que Ricardo Bento foi detido pelo crime de ameaças.

Há outra queixa contra o mesmo guarda
O militar envolvido nas alegadas agressões a Ricardo Bento, confirma a GNR em resposta ao nosso jornal, é o mesmo que o cidadão Vasco Filipe acusa de o ter agredido brutalmente a murro e pontapé num veículo da Guarda e numa cela do posto da GNR de Alenquer depois de ter sido detido pelo crime de desobediência, em Janeiro deste ano, tal como O MIRANTE noticiou.
Sobre este caso, a Guarda refere que continua a decorrer o “processo interno de âmbito disciplinar para apuramento das circunstâncias, que ainda se encontra em fase de instrução”. Também Vasco Filipe, recorde-se, apresentou queixa na esquadra da PSP de Vila Franca de Xira depois de ter recebido tratamento hospitalar na presença de um militar da GNR.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo