Sociedade | 26-05-2023 12:00

Doença cardiovascular é a primeira causa de morte na região ribatejana

Doença cardiovascular é a primeira causa de morte na região ribatejana
José Linder, director de Cardiologia do Hospital de Torres Novas, alerta que controlar a hipertensão é ganhar anos de vida

40% das pessoas não resistem às doenças cardiovasculares no distrito de Santarém. É uma elevada taxa de mortalidade que pode ser reduzida se as pessoas optarem por estilos de vida saudáveis. Director de Cardiologia do Hospital de Torres Novas, José Linder, diz que mais de metade dos doentes está mal diagnosticado e alguns estão mal medicados.

É uma elevada taxa de mortalidade que pode ser reduzida se as pessoas não continuarem a desvalorizar os sintomas e se optarem por estilos de vida saudável. A hipertensão é um dos factores de maior risco e devia ser mais valorizado. Além disso, segundo o director de Cardiologia do Hospital de Torres Novas, José Linder, menos de metade dos doentes é que está bem diagnosticado e alguns doentes estão mesmo mal medicados. O médico fala sobre a doença e deixa alertas nesta entrevista a propósito do Dia Mundial da Hipertensão Arterial, que se assinalou a 17 de Maio.

Os números de mortes por doença cardiovascular no distrito de Santarém são dos mais elevados do país, com cerca de 40% das pessoas a não conseguir resistir à doença. Um dos factores que está relacionado com a doença e contribui para a elevada taxa de mortalidade é a hipertensão, que pode atingir qualquer idade. O médico e director do serviço de Cardiologia do Hospital de Torres Novas, José Linder, alerta que é preciso controlar a hipertensão desde os primeiros sinais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo