Sociedade | 10-06-2023 07:00

Festival de artes e cultura anima o Verão em Santarém

Michaela Schenkel veio da Argentina para participar no Festival de Estátuas Vivas de Santarém
foto arquivo

Programa de animação Verão In.Str conta com centenas de propostas culturais para todos os gostos, estendendo-se por todo o concelho de Santarém.

A programação cultural de Verão em Santarém arranca dia 17 de Junho com um “brinde solsticial” e o festival de folclore “Da aldeia à cidade”, primeira de mais de uma centena de “propostas para todos os gostos” agendadas até 23 de Setembro. O programa cultural Verão In.Str - Festival das Artes e da Cultura, que vai acontecer no centro histórico, nos diferentes bairros da cidade e nas freguesias de 17 de Junho a 23 de Setembro, foi apresentado pelo vereador da Cultura Nuno Domingos e por vários agentes culturais no dia dedicado a Santarém na Feira Nacional da Agricultura.

Organizada pelo município em parceria com várias entidades e agentes culturais da região, a programação inclui espectáculos com Mariza, já no dia 23 de Junho, com Dino D’Santiago, que apresenta o seu último álbum “Badiu”, ou Kumpania Algazarra.

A iniciativa tem programados “múltiplos eventos às quintas, sextas-feiras e sábados, em distintos palcos na cidade”, de que são exemplo “os ritmos e tambores de Cabo Verde, do grupo Tafunamba”, flamenco e sevilhanas, com Xambra, blues, com os Stonebones & Spagetti, encontros para dançar músicas tradicionais, com Dançarem, entre muitos outros.

O município destaca, ainda, a presença do projecto Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, que vai juntar, em Julho, “espectáculos de registos quase esquecidos”, como sonoridades afegãs, com Ustad Fazel Sapand, ou música cigana, com Toy (António) e Emanuel Rosado.

Em Julho, de 6 a 8, será apresentado o espectáculo comunitário “Um Canto de Liberdade”, projeto de teatro musical com encenação histórica em torno da Revolução dos Cravos, dirigido pelo encenador Amauri Alves em parceria com Henrique Dias Alves e envolvendo uma centena de voluntários.

Às quartas-feiras, junto às piscinas municipais, há cinema ao ar livre, com programação com curadoria do Cineclube de Santarém e duas sessões com curadoria do Núcleo Rasgo e Waves of Youth. Os sábados serão dedicados às crianças e famílias, com espectáculos que vão percorrer, alternadamente, as ruas do centro histórico, os bairros do Jardim de Cima, Alto do Bexiga, Trigosas e Ribeira de Santarém, o Jardim de São Domingos, o Skate Parque e a Fonte das Figueiras. A iniciativa in.Tradição, promovida em parceria com o INATEL, animará igualmente as manhãs de sábado, com 11 grupos a percorrerem as ruas do centro histórico.

Festival de Estátuas Vivas em Agosto

A 4.ª edição do Festival de Estátuas Vivas vai acontecer de 11 a 13 de Agosto, com a presença de 20 “estátuas” no centro histórico, com animação da Fanfarra Bizarra, voltando a Casa do Campino a receber o Rock da Velha (15 de Julho) e as Cartaxo Sessions (16 de Setembro).

O Projeto Vilas e a iniciativa Itiner’Arte asseguram a “descentralização e itinerância da cultura”, levando a várias vilas e freguesias do concelho 27 eventos, que incluem arte urbana, teatro, cinema, residências artísticas e dança contemporânea.

“Outra das propostas desafiadoras é as ‘Árvores que Tocam’, um projecto do Laboratório Rural com concertos musicais com Julieta Silva à sombra de árvores musas, carismáticas, acarinhadas por todos e do povo que integram a memória colectiva local”, destaca o município. A música clássica marca igualmente presença com dois concertos, realizando-se também o XXX Encontro de Coros, a Semana do Piano, o Festival FAAMA, o Pictorin, dedicado às artes plásticas, e o Festival de Folclore Celestino Graça.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo