Oposição critica redução do subsídio camarário à Filarmónica Alpiarcense
A Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º Dezembro vai contar este ano com um apoio de 14 mil euros por parte da Câmara de Alpiarça, menos dois mil euros do que no ano passado. CDU discorda da redução e votou contra.
O subsídio de 14 mil euros que a Câmara de Alpiarça vai dar este ano à Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º Dezembro (SFA) foi o único que motivou críticas da oposição na última reunião do executivo municipal, por se ter registado uma redução do valor a atribuir. A vereadora da CDU, Fernanda Cardigo, recordou que o ano passado o subsídio à SFA passou de 20 mil euros para 16 mil euros e este ano é reduzido em mais dois mil euros. A vereadora da oposição sublinhou que a Sociedade Filarmónica Alpiarcense tem, além da banda e escola de música, uma secção de karaté.
“O ensino da música na banda é gratuito. Só as aulas de piano e guitarra é que são pagas. O valor do subsídio não chega sequer para o maestro e depois é necessário dinheiro para a manutenção dos instrumentos musicais. A SFA está a ser prejudicada”, lamentou Fernanda Cardigo, acrescentando que as vereadoras da CDU votaram contra a proposta apenas pela diminuição do subsídio à SFA.
A presidente da Câmara de Alpiarça respondeu às críticas explicando que a SFA apresentou, em 2022, um superavit de quatro mil euros e este ano tem um saldo positivo de 1.400 euros. A socialista Sónia Sanfona explicou que o município tem estado sempre disponível para corresponder às solicitações que nos são feitas quando é necessário apoio. As colectividades não podem achar que o município as deve subsidiar”, reforçou.
A autarca sublinhou que a SFA tem que “ganhar vida” e realizar actividades para obter meios de financiamento. O município vai atribuir anualmente 1.500 euros à Associação Cultura e Recreio do Frade de Cima e também ao Centro Popular de Cultura e Recreio do Casalinho. O Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça é a associação que recebe o valor mais elevado com 30 mil euros para todas as suas secções.
O Clube Náutico Albufeira dos Patudos recebe 600 euros e o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alpiarça recebe 1.500 euros. O Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça vão receber 2.500 euros cada. Ao Núcleo de Cicloturismo de Alpiarça/100%TT vão ser atribuídos 600 euros e o Real Clube Petanca de Alpiarça vai receber 500 euros.