Falar de suicídio ainda é considerado tabu
Roberto Caldas está a pedalar pelo país com a iniciativa Bike for Life. Esteve no Politécnico de Santarém onde realizou uma conferência para alertar para a problemática do suicídio.
Roberto Caldas, voluntário do projecto Acolher Viver, criado em 2021, considera que as pessoas devem cuidar da sua saúde mental e, se necessário, procurar ajuda médica. Roberto Caldas está a pedalar pelo país com a iniciativa Bike for Life, tendo traçado como objectivo alertar para a necessidade de se falar de suicídio e ajudar a prevenir a ocorrência da uma das principais causas de morte nos jovens.
Com 54 anos, o atleta que vive em Guimarães esteve no auditório da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Santarém, a 7 de Junho, para falar sobre o tema. Segundo dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, 23% dos jovens portugueses já teve pensamentos ou actos suicidas. Além disso, o suicídio é a segunda causa de morte no mundo na faixa etária entre os 10 e os 24 anos, sendo que entre os 15 e os 29 anos é a faixa etária mais afectada em todo o mundo.