Sociedade | 26-10-2023 10:00

Governo ignora Alverca para voos executivos mas autarca de VFX promete luta

Governo ignora Alverca para voos executivos mas autarca de VFX promete luta
Pista de Alverca foi totalmente ignorada pelo Governo e não vai receber voos de nenhum tipo além dos militares e de manutenção

Vila Franca de Xira acredita que com a sobrelotação do aeródromo de Tires será inevitável que os voos executivos venham a ter de aterrar em Alverca. A O MIRANTE o presidente do município promete que vai manter luta junto do Governo para que isso aconteça.

O Governo ignorou este mês a pista de Alverca na hora de desviar os voos executivos da Portela mas a Câmara de Vila Franca de Xira não tem dúvidas que a longo prazo a solução ribatejana estará inevitavelmente em cima da mesa. O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, promete a O MIRANTE que vai à luta junto do Governo para que Alverca seja o berço de todos os voos executivos da região de Lisboa ao invés do Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, para onde o Governo quer agora desviar todos os voos executivos com destino à Portela.
“Do que sei, a decisão do Governo é temporária para aliviar a Portela enquanto não existe outro aeroporto. Mas acredito que a médio e longo prazo a situação será potencializar esses voos executivos para Alverca devido à sobrelotação de Tires e isso será inevitável na decisão final”, defende.
A Comissão Técnica Independente (CTI) que está a analisar onde se construir o novo aeroporto, recorde-se, recomendou ao Governo no final de Setembro que faça obras na Portela para que esta aguente mais uma década e que entretanto desvie os voos de carga para Beja juntamente com os voos “charter” (fora de padrão e horários) e encaminhe para Tires os voos executivos. Com base nessa recomendação da CTI o Governo deu seis meses para um grupo de trabalho estudar a transferência dos voos executivos de Lisboa para Cascais ignorando totalmente as potencialidades da pista de Alverca para estes serviços.
De acordo com o despacho, o grupo de trabalho tem como missão avaliar as condições técnicas e regulamentares que possibilitem a futura deslocação da aviação executiva do Aeroporto Humberto Delgado para o aeródromo de Cascais e as medidas e meios necessários para concretizar esse plano. O grupo de trabalho integra membros do Ministério das Infraestruturas, Câmara de Cascais, Autoridade Nacional de Aviação Civil e da NAV-Navegação Aérea.

Piscar o olho à manutenção TAP
Há vários anos que o executivo da Câmara de VFX defende que a pista de Alverca seja usada apenas para voos executivos e não como aeroporto complementar à Portela. Perante este revés, Fernando Paulo Ferreira mantém a ideia de que o cluster aeronáutico de Alverca não está posto em causa. “Acreditamos que a potencialidade de Alverca para receber voos executivos mantém-se. E terá essas condições para os receber independentemente das decisões que forem tomadas agora”, afirma o autarca, que pisca o olho ao aumento da capacidade de manutenção de aviões na cidade. “Incluindo a mudança da manutenção da TAP para Alverca”, defende.
Fernando Paulo Ferreira acredita que enquanto as oficinas da OGMA estiverem na cidade a sua actividade gera emprego, investimento e dinamiza a economia local em torno da aviação. “Além disso, o depósito de material aeronáutico tem potencialidades para ser utilizado na área da investigação da aeronáutica”, nota.
Já sobre o projecto para um aeroporto complementar em Alverca a convicção do autarca não mudou e mantém-se frontalmente contra. “A hipótese de um aeroporto em Alverca como foi apresentado não corresponde aos nossos interesses e das populações porque os problemas ambientais que se colocam em Alcochete ou os problemas de proximidade às populações que se colocam hoje relativamente à Portela se aplicavam na totalidade na opção Alverca. Isso nunca quisemos”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo